Powered by Jasper Roberts - Blog

Ex-deputada do PASOK vai representar a Grécia no FMI

Elena Panaritis

Elena Panaritis é a escolha de Atenas para representar o país no FMI. Economista de formação, Panaritis foi conselheira do governo Papandreou e deputada escolhida na quota da liderança do PASOK entre 2009 e 2012. Hoje integra a equipa de negociadores gregos em Bruxelas.

As suas críticas à austeridade do segundo memorando não evitaram que votasse a favor dele enquanto deputada dos socialistas, então no governo. Mas essas críticas foram relembradas na declaração divulgada esta sexta-feira pelo Ministério das Finanças, que recorda também a participação da economista na equipa de negociadores gregos em Bruxelas.

Para além da passagem pelo parlamento grego, Elena Panaritis deu aulas em universidades norte-americanas e trabalhou no Banco Mundial, para além de ter fundado a ONG Thought4Action.

A escolha do representante grego no FMI para substituir Thanos Katsambas, demissionário desde fevereiro após três anos no cargo, foi feita através da seleção de currículos e entrevistas por um comité que incluiu os governantes Varoufakis, Dragasakis, Tsakalotos e Stathakis.

A primeira reação negativa a esta escolha partiu da eurodeputada Sofia Sakorafa, que também abandonou o PASOK para se tornar na deputada mais votada do Syriza, antes de ser eleita nas últimas europeias para Estrasburgo. A ex-atleta olímpica que tem sido crítica da estratégia de negociações do governo, não perdeu tempo a comentar no twitter que “a escolha de Panaritis ultrapassa todos os limites”.