Powered by Jasper Roberts - Blog

Manolis Glezos vai ao Bundestag defender reparações de guerra

Manolis Glezos

O eurodeputado do Syriza e herói da resistência grega ao nazismo participa hoje numa sessão evocativa dos 70 anos da II Guerra Mundial, organizada pelo Die Linke no parlamento alemão.

Esta quarta-feira, Manolis Glezos defendeu que a solução para o pagamento das reparações de guerra à Grécia pela ocupação nazi será dada pelo povo alemão, “pressionando o seu governo”. Para o eurodeputado, a questão não se trata de um conflito entre Grécia e Alemanha, mas entre o povo alemão e o seu governo.

Glezos falava numa conferência de imprensa com a eurodeputada do Die Linke Martina Michels, onde esclareceu que não considera o povo alemão responsável pelos crimes de guerra e apontou o dedo aos governos alemães “que se recusam a ver a realidade”.

O eurodeputado acrescentou que a reposição da justiça não deve passar pela via judicial. “Eu não gosto de tribunais. O que peço é a assinatura de um Tratado entre a Grécia e a Alemanha. Tecnicamente estamos em cessar-fogo. O que quer isto dizer, que estamos em guerra? Assim que esse tratado for assinado, a Alemanha terá de pagar”, defendeu Manolis Glezos, citado pela agência ANA-MPA na véspera da conferência que dará no parlamento federal alemão.