Powered by Jasper Roberts - Blog

Tsipras: “Só haverá acordo se respeitar o mandato popular que recebemos”

Governo grego

Alexis Tsipras está reunido este domingo com os seus ministros, na véspera de mais uma reunião do Eurogrupo. Depois de no sábado ter reunido longas horas com Varoufakis, Dragasakis e Tsakalotos, os três ministros com papel ativo em diferentes níveis das negociações com Bruxelas, Tsipras manifestou ao governo a sua confiança de que o Eurogrupo irá confirmar os progressos nas negociações dos últimos dias. “Contudo, a obtenção de qualquer acordo deverá respeitar o mandato popular que recebemos” nas eleições de janeiro, afirmou Tsipras na reunião, segundo fontes do governo citadas na imprensa grega.

A reunião do Eurogrupo antecede o dia do pagamento de 750 milhões ao FMI e o BCE vai tomar decisões sobre as condições de liquidez dos bancos gregos também esta semana, com base no que for declarado pelos ministros das Finanças da zona euro. O ministro alemão Schäuble voltou a acrescentar incerteza à situação grega ao alertar em entrevista ao Frankfurter Allgemeine para o risco de uma eventual “falência súbita” da Grécia.

Também este domingo reunirá a direção política do Syriza para avaliar a situação na véspera da reunião dos ministros das Finanças da zona euro.