Powered by Jasper Roberts - Blog

59% apoiam estratégia negocial do governo grego

Sondagem Metron para o jornal Parapolitika - 5 junho 2015

A sondagem Metron para o jornal Parapolitika diz que se as eleições fossem hoje, o Syriza obteria 45% dos votos.

Ao fim de quatro meses desgastantes de negociações, os gregos continuam a apoiar a estratégia do governo em Bruxelas. 59% dos inquiridos dão nota positiva aos esforços negociais do governo, enquanto 35% discordam da orientação mantida pelo governo.

Mas quando questionados sobre se o governo devia aceitar a proposta feita pelos credores, que implica o prosseguimento da austeridade a troco de financiamento, 47% respondem positivamente, enquanto 35% dizem que o governo a deve rejeitar.

Ficar ou sair do euro? Aí a diferença continua a ser grande, com 79% dos inquiridos a favor da manutenção da moeda única e 19,5% a defender a saída.

As intenções de voto mantém a larga vantagem do Syriza, que na projeção de voto obtém 45%. Segue-se a Nova Democracia com menos de metade da intenção de voto (21%), o To Potami (7.4%), a Aurora Dourada (5.3%), o KKE (5.2%), os Gregos Independentes (3.8%) e o PASOK (3.5%). A popularidade do primeiro-ministro continua em alta, com 70% dos inquiridos satisfeitos com Alexis Tsipras.

A sondagem completa é publicada na edição deste sábado: