Powered by Jasper Roberts - Blog

Desemprego aumenta no primeiro trimestre para 26.6%

Foto Spyros Papaspyropoulos/Flickr

Os números divulgados pela Autoridade Estatística Grega (ELSTAT) apontam para uma subida de meio ponto percentual na taxa de desemprego no primeiro trimestre do ano em relação ao trimestre anterior.

Enquanto os credores vão asfixiando as finanças públicas gregas e propondo mais austeridade sobre a população, os números do desemprego mantêm-se em níveis assustadores, com uma taxa de 26.6% e 1.272.541 desempregados. A taxa de desemprego feminina é de 30.6% e o desemprego jovem tem uma taxa de 50.1%, que dispara para 57% quando se aplica apenas às mulheres jovens.

Um em cada quatro desempregados gregos nunca teve um emprego, revelam as estatísticas agora divulgadas. O desemprego de longa duração (quem procura emprego há mais de um ano) atinge agora 71.6% do total de desempregados.

Comparando com o primeiro trimestre do ano passado, a taxa de desemprego baixou 1.2 pontos percentuais. Quanto ao número da população empregada, há a registar uma queda de cerca de 30 mil pessoas em relação ao trimestre anterior. A Grécia conta agora com 3,5 milhões de pessoas com emprego.