Powered by Jasper Roberts - Blog

Eurogrupo: regresso às negociações com propostas da Grécia

Dijsselbloem na reunião do Eurogrupo de 22 junho 2015. Foto União Europeia ©

O presidente do Eurogrupo confirmou hoje que as propostas enviadas por Atenas foram consideradas uma base para retomar as negociações técnicas durante os próximos dias.

Jeroen Dijsselbloem afirmou na conferência de imprensa a seguir à reunião do Eurogrupo que as propostas enviadas pelo governo grego no domingo à noite são “um passo positivo e uma oportunidade para alcançar um acordo esta semana”.

Uma ausência muito notada na conferência de imprensa foi a da diretora-geral do FMI. Estava previsto que Christine Lagarde, como acontece em todas as reuniões, surgisse ao lado de Dijsselbloem e do comissário Moscovici na apresentação das conclusões da reunião dos ministros das Finanças. Alguns jornalistas notaram também que a expressão facial dos ministros à saída não era de contentamento:

Tsipras: “Chegou a hora para uma solução sustentável e viável”

Alexis Tsipras discutiu esta manhã as propostas com os líderes do Eurogrupo, do FMI e da Comissão Europeia. À entrada para a reunião, afirmou apenas que “chegou a hora para uma solução sustentável e viável, que permita à Grécia regressar ao crescimento dentro da zona euro, com coesão e justiça social.

Noutra declaração divulgada antes do encontro, o primeiro-ministro grego disse que as propostas permitem proteger salários e pensões e evitar o aumento do IVA na eletricidade para os 23%, uma exigência antiga dos credores.

Segundo relata a imprensa grega, as propostas incluem a subida do IVA nas ilhas gregas e uma contribuição especial das empresas com lucros acima de meio milhão de euros. A proposta já conhecida da abolição das reformas antecipadas também faz parte do pacote enviado a Bruxelas.

Ao fim da tarde realiza-se a cimeira informal dos chefes de governo, mas com as negociações técnicas em curso é pouco provável que a reunião faça qualquer anúncio, seja de um acordo ou de rotura nas negociações.