Powered by Jasper Roberts - Blog

Grécia e Rússia já têm acordo para construção de gasoduto

Foto Left.gr

Os ministros da Energia dos dois países assinaram um acordo para a construção do Pipeline do Sul da Europa, que abre uma nova via de entrada do gás russo na União Europeia.

Segundo a agência ANA-MPA, será criada uma nova empresa detida exclusivamente pelo Estado grego para participar no consórcio do novo gasoduto com a VEB Capital, detida pelo Vnesheconombank russo.O gasoduto irá transportar 47 mil milhões de metros cúbicos de gás por ano.

O consórcio será responsável pelo planeamento, construção, gestão e manutenção das infraestruturas que transportarão o gás desde a fronteira turca. “Vamos começar a trabalhar imediatamente na preparação dos estudos técnicos e de viabilidade dos projetos para o Pipeline do Sul da Europa”, disseram os dois responsáveis na declaração conjunta, à margem do Fórum Económico de São Petesburgo.

O dossier do gasoduto também esteve na agenda do encontro em que participaram Alexis Tsipras, Lafazanos e o presidente da Gazprom Alexey Miller. Tsipras aproveitou a visita ao Fórum para reunir com uma delegação da administração do banco dos BRICS, liderada por Kundapur Vamar Kamath, que reafirmou o interesse em cooperar com a Grécia.