Powered by Jasper Roberts - Blog

Movimentos apelam a ações na sexta-feira por toda a Europa

Manifestação em Paris. Foto Ours Rouge/Twitter

A rede de solidariedade Change4All pretende “transmitir um rotundo ‘OXI’ à austeridade”, com ações em toda a Europa na próxima sexta-feira. Reunida em Atenas no sábado, lançou também um apelo aberto à subscrição online, que aqui reproduzimos.


Nós, membros de sindicatos, grupos políticos e movimentos sociais de toda a Europa, reunimo-nos hoje em Atenas em tempos verdadeiramente comoventes e históricos.

A Europa está numa encruzilhada. As instituições da Troika não estão apenas a tentar destruir a Grécia; elas estão a tentar destruir-nos a todos. Está na hora de levantar as nossas vozes contra esta chantagem das elites europeias.

No próximo domingo o povo grego poderá votar e rejeitar a chantagem que é a austeridade, e votar pela pela dignidade – com esperança por uma outra Europa. Este momento histórico exige que todos na Europa intervenham e tomem posição.

Dizemos NÃO à austeridade, aos cortes nas pensões e aos aumentos do IVA;

Dizemos NÃO à pobreza e aos privilégios;

Dizemos NÃO à chantagem e ao desmantelamento dos direitos sociais;

Dizemos NÃO ao medo e à destruição da democracia.

Dizemos SIM à dignidade, à soberania, à democracia e à solidariedade para com os cidadãos da Grécia.
Isto não é um conflito entre a Grécia e a Europa. É sobre duas visões antagonistas da Europa: a nossa Europa da solidariedade e da democracia, criada a partir de baixo e sem fronteiras fechadas; e a visão deles que nega a justiça social, que desmantela a democracia e se opõe à proteção dos mais fracos e aos impostos sobre os ricos.

Basta! Uma outra Europa é possível!

Vamos transmitir um rotundo “OXI” em toda a Europa através da participação no nosso próprio escrutínio, on-line, ao nível local e simbolicamente nas ruas e praças da Europa.

No calor do momento histórico, exortamos os povos da Europa, os seus sindicalistas, grupos políticos, organizações e movimentos a expressar visivelmente o seu “não” à austeridade na próxima sexta-feira em toda a Europa.

Encontre a sua forma de dizer ‘NÃO!’ ‘NO!’ ‘NEIN!’ ‘OXI!’

Domingo será um dia importante para a Europa, para nós, os povos europeus; para os nossos sonhos, as nossas esperanças. Mas todos sabemos que não será a última paragem na estrada da esperança da nossa luta comum por uma outra Europa, para e pelo povo. Vamos continuar a defender a democracia.

https://www.facebook.com/change4all.eu/posts/488857564602260