Powered by Jasper Roberts - Blog

Solidariedade com a Grécia junta centenas em Amesterdão

Manolis Glezos na concentração de solidariedade com a Grécia em Amsterdão, 21 junho 2015

A Praça Dam foi o local da concentração deste domingo em Amesterdão, convocada por partidos, sindicatos e associações para demonstrar a solidariedade com a Grécia. O veterano eurodeputado Manolis Glezos, que abandona o Parlamento Europeu em julho, falou aos manifestantes. Veja aqui um vídeo e fotos da concentração.

Cerca de 500 pessoas juntaram-se na Praça Dam em mais uma iniciativa integrada na semana internacional de solidariedade com a Grécia. Esta segunda-feira há concentração em Lisboa, às 19h no Largo Camões.

O herói da resistência grega ao nazismo, Manolis Glezos, defendeu em Amesterdão que os credores deviam dar um ano de tréguas à Grécia para que o governo de Atenas possa implementar o seu programa sufragado nas urnas. “Esta crise foi criada pelo setor financeiro e não pelo povo grego. É o setor financeiro que a deve pagar, não o povo grego”, defendeu Glezos este domingo.

Tal como tinha prometido quando foi eleito em maio de 2014, o eurodeputado com 92 anos cumprirá um ano de mandato no Parlamento Europeu, devendo ser substituído no próximo dia 8 de julho.