Powered by Jasper Roberts - Blog

Sondagem: Syriza 20 pontos à frente nas intenções de voto

Sondagem 18 de junho

A sondagem ProRata divulgada hoje pela rádio Kokkino confirma o apoio dos eleitores gregos ao partido de Alexis Tsipras, com 33.5% das intenções de voto. A Nova Democracia, que liderou o anterior governo da troika, surge com apenas 13,5% na preferência dos eleitores. Apenas 7% dos eleitores aceitam as exigências dos credores e 59% querem que o governo prossiga as negociações.

A seguir ao Syriza e à Nova Democracia segue-se o partido To Potami com 6%, o mesmo valor que a Aurora Dourada. O KKE tem 4%, enquanto os Gregos Independentes, o PASOK e a União do Centro surgem com 3% das intenções de voto.

Questionados sobre algumas das exigências dos credores, a resposta dos inquiridos é esmagadora, com 89% a recusarem o aumento do IVA na alimentação, e 88% na eletricidade. Os cortes nas pensões são rejeitados por 83% dos inquiridos e 77% não aceitam mais liberalização das leis laborais.

A privatização dos aeroportos também é rejeitada por 56% dos inquiridos, enquanto 58% aceitam a privatização do porto do Pireu e 63% os limites às reformas antecipadas propostas pelo governo.

Quanto à atitude do governo na negociação com os credores, esta sondagem dá 52% de apoio à estratégia de Alexis Tsipras. O arrastar das negociações nas últimas semanas e a incerteza criada quanto ao desfecho final refletem-se na queda de 5 pontos em relação à sondagem ProRata do mês passado. Mas apesar disso, o primeiro-ministro é o único político com saldo positivo na opinião dos gregos, com um apoio de 60%.

Apesar do apoio ao governo, 53% dos inquiridos continuam pessimistas quanto ao resultado final das negociações. Questionados sobre a melhor solução de governo para o futuro do país, 37% desejam um governo de unidade nacional que inclua todos os partidos, enquanto 38% preferem um governo Syriza ou Syriza/Gregos Independentes. A prestação dos partidos da oposição é arrasada nesta sondagem, com o melhor desempenho a pertencer ao To Potami, com apenas 3.8 (numa escala de 0 a 10) de aprovação.