Powered by Jasper Roberts - Blog

Tsipras garante apoio ao reconhecimento da Palestina

Alexis Tsipras e Ryiad al-Maliki em Atenas

Num encontro com o responsável pela diplomacia da Autoridade Palestina, o primeiro-ministro grego declarou o seu apoio à proposta do Syriza para o reconhecimento do Estado palestino.

A proposta deverá chegar ao parlamento por iniciativa da bancada do Syriza, mas ainda não tem data para a apresentação. No encontro de ontem, Alexis Tsipras e Riyad al-Maliki estiveram reunidos em Atenas, com o responsável pela diplomacia palestina a convidar o primeiro-ministro a visitar o seu país.

Mas a primeira visita de um governante grego à Palestina deverá ser a do ministro dos Negócios Estrangeiros. Nikos Kotzias tem na agenda uma viagem a Israel e Palestina em julho.

“A Palestina é um país que está no nosso coração”, declarou Kotzias a seguir ao encontro com al-Maliki, recordando que a causa palestina “acompanha-nos desde a adolescência e a juventude, como um sonho de liberdade, democracia e direitos”. O ministro grego reafirmou o apoio à solução de dois estados, Israel e Palestina, e anunciou que irá propor imediatamente em Bruxelas a criação de um grupo de Amigos da Palestina no interior da União Europeia.

Al-Maliki agradeceu o apoio do chefe da diplomacia grega e também o convite para uma visita do presidente Mahmoud Abbas a Atenas nos próximos meses.