Powered by Jasper Roberts - Blog

Tsipras vai hoje a Bruxelas pedir “realismo” à liderança da UE

Tsipras e Juncker

O primeiro-ministro grego vai discutir com o presidente da Comissão Europeia a proposta que Atenas enviou na segunda-feira aos credores para um acordo que garanta a sustentabilidade das finanças do país.

Numa declaração feita antes de partir para Bruxelas, Alexis Tsipras afirmou que o texto de 47 páginas enviado aos credores “permitirá à Grécia sair da asfixia financeira, ganhar folga para a recuperação e afastar o cenário de Grexit e outros cenários catastrofistas”.

“Vou dizer a Juncker que hoje, mais do que nunca, é preciso que as instituições e em especial a liderança europeia encare com realismo a situação. Precisamos de unidade e de evitar a divisão. Tenho a certeza de que a liderança política da Europa fará o que é preciso fazer”, conclui o primeiro-ministro grego.

(vídeo com legendas disponíveis em inglês)

Tsipras será acompanhado pelo vice-primeiro-ministro Dragasakis e pelo ministro Tsakalotos, que acompanha as negociações em Bruxelas. Há informações de que o presidente do Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem também vai a Bruxelas para se encontrar com o primeiro-ministro grego. As conversações vão decorrer também via telefone com Angela Merkel e François Hollande, que esta semana reuniram com Juncker, Draghi e Lagarde para acertar uma posição comum que acabasse com as divergências no seio dos credores sobre o que propor à Grécia.

Segundo notícias veiculadas pela imprensa internacional, os credores já terão chegado a acordo sobre um texto a propor ao governo grego, sendo provável que ele possa ser já entregue hoje a Alexis Tsipras em Bruxelas.