Powered by Jasper Roberts - Blog

TV pública grega regressou às emissões

ERT regressa às emissões

No dia em que passam dois anos sobre o “apagão” do sinal da ERT, a estação pública grega de televisão voltou a emitir esta manhã. Veja aqui o início da emissão.

A nova cara da estação foi apresentada às 6 da manhã desta quinta-feira. A nova ERT toma o lugar da NERIT, o projeto lançado pelo governo da Nova Democracia e do PASOK com apenas 500 dos 2600 trabalhadores despedidos em 2013.

O relançamento da ERT e a readmissão de todos os funcionários que o desejassem foi uma das bandeiras eleitorais do Syriza e o projeto de lei para a reabertura da estação chegou ao parlamento poucas semanas depois do governo tomar posse.

Seguiu-se o concurso para contratação dos funcionários, que teve 1600 concorrentes e termina na próxima semana. Os 60 milhões do orçamento da estação serão suportados por uma taxa de três euros mensais.

A escolha da chefia da nova estação pública causou polémica no interior do Syriza, pela escolha para diretor-geral de um antigo responsável pela empresa no tempo do governo do PASOK. Após longas horas de audição parlamentar, o nome de Lampis Tagmatarchis foi aprovado por 7 votos contra 5. A presidente do Parlamento, que liderou as críticas à escolha de Tagmatarchis, acabou por não votar contra, decidindo-se pela abstenção.

https://www.youtube.com/watch?v=4dYCIKyWqjU