Powered by Jasper Roberts - Blog

Parlamento alemão aprova negociações, Atenas coberta por nuvem de fumo

Incêndio ameaça Atenas. Foto Press Project

Um incêndio de grandes dimensões avança nos subúrbios de Atenas e outras zonas do país estão em chamas. Em Berlim, o Bundestag deu esta manhã luz verde para as negociações do terceiro memorando e o mesmo aconteceu nos parlamentos da Áustria e Letónia.

Um incêndio no monte Ymmitos, junto à capital grega, obrigou à evacuação de zonas residenciais nos subúrbios de Atenas. A nuvem de fumo está a cobrir a capital e as chamas têm alastrado, empurradas pelo forte vento que se faz sentir. A Grécia solicitou apoio de meios aéreos italianos e franceses.

Os jornalistas aguardavam o anúncio da remodelação governamental para hoje, mas os incêndios que assolam a Grécia levaram o primeiro-ministro a dirigir-se para o centro operacional de comando. Um dos ministros na calha para sair do governo, Panagiotis Lafazanis, deslocou-se a uma das áreas em chamas e foi mal recebido por populares, que o acusaram de estar ali a fazer aproveitamento político.

 

Outro incêndio de grandes dimensões na região de Neapoli, Laconia, obrigou à evacuação de várias povoações. Um dos aviões que combatia o incêndio foi forçado a fazer uma aterragem de emergência e os pilotos estão a salvo.

Bundestag dá luz verde às negociações do memorando

Por 439 votos contra 119 e 40 abstenções, os deputados alemães aprovaram o início das negociações para o programa de financiamento à Grécia. Angela Merkel avisou os deputados que a alternativa ao acordo não seria o Grexit temporário, mas “o caos”. “As vantagens do acordo de segunda-feira são maiores que as desvantagens. A minha resposta é um Sim absolutamente convicto”, afirmou a chanceler. 60 deputados da CDU/CSU  votaram contra, bem como 53 deputados do Die Linke, 4 do SPD e 2 dos Verdes.

Também esta sexta-feira, os parlamentos da Letónia e da Áustria deram luz verde à abertura das negociações para o terceiro memorando grego.