Powered by Jasper Roberts - Blog

Governo entrega lista de empréstimos ilegais do ATEbank

Panagiotis Nikoloudis. Foto Left.gr

O ministro grego do Combate à Corrupção entregou uma lista de 1300 empréstimos ilegais que nunca foram reembolsados ao antigo banco público ATEbank, que encerrou em 2011 com um buraco avaliado em 5 mil milhões de euros.


Panagiotis Nikoloudis diz que a lista contém os nomes e entidades que receberam empréstimos foi entregue ao parlamento e às entidades judiciais.

“É obrigatório fazer todos os possíveis para recuperar este dinheiro, apesar das dificuldades na investigação do caso, que é o maior escândalo político-financeiro na história da Grécia moderna”, afirmou o ministro de Estado e do Combate à Corrupção.

O banco foi o principal financiador de Pasok e Nova Democracia, que lhe deviam mais de 200 milhões de euros quando encerrou. “O ATEbank foi utilizado ao longo dos anos como um fundo sugado pelos que estavam no poder à medida das suas ambições políticas. Foi o principal veículo para os protagonistas do capitalismo dependente do Estado. Era o lugar onde os negócios e o crime se juntavam”, afirmou Panagiotis Nikoloudis quando em julho recebeu o relatório da Autoridade Contra o Branqueamento de Capitais.