Powered by Jasper Roberts - Blog

Kammenos: “Preparámos saída do euro, mas fomos atraiçoados”

Panos Kammenos. Foto Taylor L. Jackson/US Navy/Flickr

O líder dos Gregos Independentes, parceiro minoritário do governo com o Syriza, afirmou esta segunda-feira que o governo explorou a hipótese de saída do euro, que fracassou devido à falta de reservas cambiais que servissem de garantia à nova moeda.


“Quando chegou a altura de mandar os aviões C-130 carregar as paletes de dinheiro que serviriam de garantia para uma nova moeda, toda a gente fingiu não estar consciente das implicações” da decisão, afirmou Panos Kammenos. O ex-ministro da Defesa acrescenta que o plano não chegou a sair da gaveta porque “não havia dinheiro em lado nenhum”.

“Fomos atraiçoados por todos os que prometeram ajudar-nos”, acrescentou Kammenos, numa referência a Moscovo. “Não tínhamos rublos para pôr como garantia nem qualquer outra moeda estrangeira”, explicou o ex-ministro à AlphaTV, concluindo que “não teria dito que não” se houvesse um caminho de regresso ao dracma que abrisse perspetivas de futuro. Quanto à posição de Varoufakis nas reuniões em que participou sobre um eventual ‘plano B’, Kammenos diz apenas que “ele murmurou algo sobre uma equipa que estava a prepará-lo, mas não entrou em detalhes”.