Powered by Jasper Roberts - Blog

Veja aqui a conferência de Varoufakis em Coimbra

Yanis Varoufakis em Coimbra

O infoGrécia publica o vídeo da conferência “Democratizar a zona euro”, apresentada este sábado por Yanis Varoufakis na aula inaugural dos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.


Varoufakis seguiu o guião das intervenções que tem feito um pouco por todo o lado desde que saiu do governo, contando a sua versão das negociações do governo com o Eurogrupo no primeiro semestre do ano e da forma como as instituições europeias subjugaram a Grécia, ameaçando o país e asfixiando as suas finanças.

O ex-ministro das Finanças grego insistiu que as regras orçamentais em vigor na zona euro são impossíveis de cumprir e “fundamentalmente irracionais”. A falta de transparência do Eurogrupo e a própria conceção do euro também foram criticadas, com Varoufakis a lembrar que “conseguimos criar a única economia no mundo onde há um banco central sem um Estado por detrás e vários Estados sem banco central”.

“Ao criar um cartel e uma moeda única por cima, os povos europeus transferiram a soberania para Bruxelas, mas em Bruxelas há um buraco negro porque o Parlamento não pode ter iniciativas legislativas e está lá para legitimar decisões ilegítimas”, resumiu Yanis varoufakis, defendendo a necessidade de uma alternativa pan-europeia, iniciativa em que diz estar empenhado em debater e participar nos próximos tempos.