Powered by Jasper Roberts - Blog

“Querem enterrar a comissão da dívida, mas esquecem-se que ela é uma semente…”

Zoe Konstantopoulou

A ex-presidente do parlamento grego esteve em Barcelona numa sessão sobre experiências de auditoria à dívida pública. Zoe Konstantopoulou acusou o seu sucessor de ter iniciado o mandato enterrando a comissão parlamentar para a verdade sobre a dívida grega.


As jornadas “Projeto Comum da Dívida para a Europa” decorreram na semana passada em Barcelona por iniciativa de organizações ligadas às campanhas pela auditoria cidadã à dívida. Ao lado de Eric Toussaint, o diretor técnico da auditoria grega também presente nestas jornadas, Zoe Konstantopoulou resumiu o trabalho da comissão parlamentar grega, salientando que pela primeira vez foi possível fazer luz sobre alguns aspetos da dívida pública do país, e apresentou as principais conclusões acerca da dívida ilegítima, odiosa e ilegal contraída pelo país ao longo das últimas décadas, incluindo a do memorando que agora tem início.

No fim da sua intervenção, Zoe acusou o seu sucessor à frente do parlamento grego de ter escolhido como primeiro anúncio do seu mandato o fim daquela comissão parlamentar, retirando os seus relatórios da página web do parlamento e “despejando” a comissão da sua sala de trabalho. Konstantopoulou fala numa “nova era de caça às bruxas contra a comissão”. “Querem enterrar a comissão, mas esquecem-se que ela é uma semente. E quando se enterra uma semente, ela vai florescer. E o que vemos agora é um enorme apoio social para a continuação deste trabalho e um grande interesse em todo o mundo por esta experiência”, concluiu a ex-deputada do Syriza.