Powered by Jasper Roberts - Blog

“Gastamos biliões em armas e continuam a afogar refugiados”

Tsipras cumprimenta Davutoglu. Foto União Europeia ©

Durante a cimeira UE/Turquia deste fim de semana, o primeiro-ministro grego respondeu ao homólogo turco acerca do abate do avião russo: “Felizmente os nossos pilotos não são tão nervosos com os vossos”, afirmou Tsipras, referindo-se às violações quase diárias do espaço aéreo grego pela aviação da Turquia.


“Andamos a gastar biliões em armas: vocês, para violarem o nosso espaço aéreo; e nós, para vos apanhar”, lamentou o primeiro-ministro da Grécia, acrescentando que apesar de os dois países terem o mais moderno sistema de armamento aéreo, “não conseguimos apanhar os traficantes que afogam pessoas”. As declarações de Tsipras foram publicadas na sua conta Twitter em inglês e grego, mas entretanto retiradas na conta em inglês, o que não evitou a resposta do primeiro-ministro turco na mesma rede social:

Apesar das críticas ao vizinho turco, Alexis Tsipras destacou os passos positivos da cimeira na aproximação à Turquia, dias depois da sua visita ao país, onde se encontrou com o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu, o presidente Erdogan e os líderes dos partidos da oposição. E propôs que a próxima cimeira UE/Turquia se realize numa das ilhas gregas.

“Ninguém consegue enfrentar este fluxo excecional [de refugiados]. Esta é a maior crise de refugiados que a Europa já conheceu. Por isso, precisamos agir rapidamente”, defendeu Tsipras à chegada à cimeira dos países da UE com a Turquia.

O encontro serviu para acelerar o processo de integração turca na UE e garantir mais 3 mil milhões de euros em apoio para instalação dos mais de 2.2 milhões de refugiados sírios atualmente na Turquia. A cimeira abriu um novo capítulo no processo de integração turca, com o objetivo de abrir a passagem de cidadãos turcos sem necessidade de visto no espaço Schengen a partir do outono de 2016, após concluídas as avaliações intercalares previstas no processo.