Powered by Jasper Roberts - Blog

Périplo europeu de Tsakalotos passou por Lisboa

Euclid Tsakalotos e Mário Centeno no Ministério das Finanças em Lisboa

O ministro das Finanças grego esteve no sábado em Lisboa e encontrou-se com o seu homólogo português, Mário Centeno. O périplo europeu de Tsakalotos arrancou na sexta em Roma, passou por Paris este domingo e segue para Helsínquia, Amesterdão e Berlim.


Segundo a nota divulgada pelo ministro grego, o encontro com Centeno no sábado serviu para discutir a situação atual do memorando aplicado à Grécia, bem como aspetos comuns da política económica dos governos grego e português. Questões como o combate ao desemprego, a união bancária e o investimento estiveram na agenda deste encontro, com vista a preparar uma “agenda progressista” alternativa à austeridade na Europa. Na sua passagem por Lisboa, Tsakalotos deu ainda uma entrevista à agência Lusa.

Ao contrário do encontro com o ministro português, a reunião deste domingo em Paris com o ministro francês das Finanças teve direito a conferência de imprensa. Michel Sapin afirmou-se convicto de que a Grécia irá cumprir os seus compromissos e que “quanto mais depressa possamos falar sobre a questão da dívida grega, tanto melhor para todos”.

Por seu lado, Tsakalotos afirmou-se confiante de que a primeira avaliação do memorando possa ser concluída em pouco tempo. As declarações coincidentes dos dois ministros surgem após o líder do Eurogrupo ter dito que a primeira avaliação é um assunto “para tratar em meses, não semanas”.

Djisselbloem e Tsakalotos irão estar frente a frente esta semana em Amesterdão e o périplo europeu do ministro grego irá também passar por Helsínquia e Berlim nos próximos dias.