Powered by Jasper Roberts - Blog

Agricultores levantam bloqueios de estradas

bloqueio dos agricultores na Grécia

O fim dos bloqueios é a resposta dos agricultores às cedências do governo e surge uma semana depois da reunião com Alexis Tsipras. Agora vão aguardar a redação final da reforma da Segurança Social a ser apresentada no parlamento grego.


O protesto dos agricultores contra a reforma da Segurança Social e dos impostos bloqueou estradas e a fronteira com a Bulgária durante um mês. O aumento das contribuições para a Segurança Social e dos impostos sobre o rendimento deram origem a protestos um pouco por todo o país, que culminaram num fim de semana de concentração de tratores em frente ao parlamento.

Na semana passada, o Supremo Tribunal deu ordem para os magistrados locais acabarem com os bloqueios de estrada, por violarem o direito à livre circulação. Também o primeiro-ministro búlgaro se deslocou à fronteira com a Grécia, prometendo retaliações caso o bloqueio prosseguisse. Os camionistas búlgaros chegaram também a bloquear o seu lado da fronteira, ao verem furado o acordo que permitia interromper o bloqueio dos agricultores gregos durante algumas horas por dia.

“Estamos cansados e não queremos prejudicar o resto do país”, afirmou Yannis Tourtouras, o líder do protesto junto à fronteira búlgara. Os agricultores prometem não desistir da luta, que deve agora passar por manifestações e ocupações de serviços públicos. “Estaremos à porta do parlamento com os nossos tratores, caso apresentem uma lei que não satisfaça as nossas reivindicações”, prometeu Tourtouras em declarações ao diário Kathimerini.

As negociações entre governo e agricultores centram-se agora nas 25 propostas apresentadas pelo governo para amenizar o efeito da reforma que está a negociar com os credores para a Segurança Social. A aprovação deste pacote legislativo é considerada fundamental para o sucesso da avaliação dos credores, que por sua vez dará lugar ao início do processo de restruturação da dívida grega.