Powered by Jasper Roberts - Blog

Greve geral contra reforma da Segurança Social

Os trabalhadores gregos cumprem esta quinta-feira um dia de paralisação em protesto contra a reforma do sistema de pensões que o governo negoceia com os credores. Veja aqui as imagens do protesto.


Esta quinta-feira há greve geral na Grécia, convocada pelas principais centrais sindicais e com o apoio dos agricultores e profissionais liberais, que verão aumentadas as suas contribuições para a Segurança Social se for aprovada a proposta do governo. Como já sucedeu em anteriores greves gerais, o Syriza voltou a apelar à participação dos trabalhadores no protesto.

Esta semana tem sido marcada pelos bloqueios de estradas por parte dos agricultores descontentes com as mexidas nas pensões e nos impostos sobre a sua atividade. Um grande bloqueio nacional de 24 horas está marcado para o fim de semana. A circulação marítima também tem sido afetada pelas greves, com os ferrys a materem-se parados nos próximos dois dias.

Em Atenas, como é tradicional, realizam-se comícios e manifestações separadas das centrais sindicais GSEE e ADEDY, que representam trabalhadores do setor privado e público, e do PAME, a central sindical afeta aos comunistas do KKE. E alguns grupos de encapuçados atiraram cocktails molotov contra a polícia na Praça Syntagma, junto ao parlamento. Veja aqui algumas imagens do protesto: