Powered by Jasper Roberts - Blog

Polícia ataca refugiados na fronteira de Idomeni

Poícia ataca refugiados na fronteira de Idomeni . Foto naftemporiki.gr

Centenas de refugiados protestaram esta manhã contra o encerramento da fronteira por parte da antiga república jugoslava da Macedónia. A polícia respondeu com gás lacrimogéneo.


A decisão das autoridades da antiga república jugoslava da Macedónia (FYROM) de fechar a fronteira de Idomeni está a provocar uma situação difícil para os refugiados que a cada hora chegam ao principal ponto de saída da Grécia em direção ao norte da Europa.

Boa parte dos refugiados em Idomeni já não tem abrigo para passar a noite, com as instalações de acolhimento a atingirem o máximo da sua capacidade. E todos os dias chegam mais milhares de refugiados a Atenas, que seguem caminho em direção a esta fronteira.

Revoltados com o encerramento e temendo ficarem presos na Grécia, os refugiados reagiram bloqueando a linha de comboio e tentando arrancar a vedação da fronteira. A polícia respondeu atirando gás lacrimogéneo diretamente contra os refugiados, entre eles muitas crianças, depois assistidas pelos Médicos Sem Fronteiras no local.

A fronteira está a funcionar a conta-gotas, desde que as autoridades de Skopje decidiram limitar as entradas de refugiados a poucas centenas por dia.