Powered by Jasper Roberts - Blog

Tsipras reforça cooperação com Irão no encontro com Khamenei

Alexis Tsipras e Ali Khamenei em Teerão.

Poucos dias após ter assinado acordos de cooperação com o primeiro-ministro israelita Netanyahu, Alexis Tsipras fez esta semana uma visita oficial para restabelecer os laços de amizade entre a Grécia e o inimigo nº 1 de Israel.


O primeiro-ministro grego e o Aiatolá iraniano reuniram na segunda-feira em Teerão. Tsipras diz que a visita marca “um ponto de viragem” nas relações entre os dois países. “O senhor e o seu governo adotaram uma política de independência. Espero que possam ultrapassar os problemas económicos e que esta visita sirva para promover os interesses dos dois países”, declarou o Aiatolá Ali Khamenei no fim do encontro com Alexis Tsipras. Na resposta, Tsipras adotou o mesmo tom: “O senhor é o líder de um povo grande e honrado que teve um papel histórico determinante na defesa dos seus ideais e independência”.

Alexis Tsipras disse ainda esperar “desenvolvimentos positivos” no que toca à situação na Síria, tendo Khamenei respondido que “o terrorismo é uma doença pergisa que pode ser controlada se toda a gente a confrontar seriamente. Mas infelizmente, algumas pessoas ajudam os terroristas, direta ou indiretamente”. O Aiatolá iraniano criticou ainda a falta de independência das posições assumidas pela Europa em relação aos Estados Unidos, apontando-a como “um ponto fraco” da política europeia.

Durante a visita de Estado, o ministro dos Negócios Estrangeiros grego assinou com o seu homólogo iraniano alguns acordos e discutiram o reforço da cooperação no setor financeiro, energia, medicina, transportes e infraestruturas.

O comércio entre os dois países caiu para menos de 30 milhões de euros em 2015 por causa do embargo ao Irão. Para o vice-presidente iraniano, Eshaq Jahangiri, está na altura de recuperar o tempo perdido nas relações bilaterais.