Powered by Jasper Roberts - Blog

Imprensa em greve pela manutenção do subsistema de pensões

Imprensa grega. Foto Robert Wallace/Flickr

A imprensa grega aderiu à greve convocada pela federação de jornalistas contra a anunciada proposta de reforma do sistema de pensões e em defesa do seu subsistema de segurança social.


Todas as principais publicações impressas e eletrónicas aderiram à paralisação que teve início às 6 da manhã de hoje e vai até às 6h da manhã de sábado. No caso das tv’s e rádios, a paralisação começa na madrugada de sexta e acaba na madrugada de domingo. A federação de jornalistas apela à mobilização em defesa do estado social e do sistema de pensões dos jornalistas. Esta sexta-feira, os jornalistas voltam a reunir para decidirem novas ações de luta.

O plano do governo será apresentado esta semana ao parlamento, apesar de constar da lista de negociações com os credores. Mas não é segredo que um dos objetivos passa por unificar muitos dos subsistemas de pensões existentes em diversas profissões, como é o caso dos trabalhadores dos media.

A adesão à greve paralisou hoje muitos dos sites de notícias da Grécia, incluindo os da imprensa próxima do Syriza, como o diário Avgi, a agência pública de notícias ANA-MPA e a própria secretaria-geral de Comunicação que funciona sob a alçada do governo de Atenas.