Powered by Jasper Roberts - Blog

Polícia macedónia ataca refugiados com gás e balas de borracha

Criança nocampo de Ideomeni durante os incidentes com a polícia macedónia. Foto Light House Relief/Twitter

A tensão na fronteira de Idomeni resultou este domingo em batalha campal, com dezenas de feridos. Veja aqui as imagens.


Os confrontos ocorreram na “zona neutra” da fronteira de Idomeni, entre a Grécia e a antiga república jugoslava da Macedónia. Milhares de pessoas continuam presas num acampamento improvisado e sem condições, como há poucos dias testemunhou a eurodeputada portuguesa Ana Gomes:

A chuva intensa deste fim de semana ainda piorou mais as condições de vida naquele local:

Este domingo, um grupo de cinco refugiados, em representação do acampamento, dirigiu-se à polícia do outro lado da fronteira para pedir a sua abertura, de forma a que pudessem seguir o seu caminho. Apesar dos apelos do governo grego para que os refugiados abandonem Idomeni e se desloquem para os campos de acolhimento, correm quase diariamente boatos de que a fronteira está prestes a reabrir, o que nunca acontece, aumentando a frustração daquelas milhares de famílias.

Como a resposta da polícia foi o silêncio, teve início um protesto com centenas de pessoas a aproximarem-se da fronteira e com a polícia macedónia a responder com gás e balas de borracha. Entre as dezenas de feridos e intoxicados pelo gás lacrimogéneo contam-se muitas crianças.

https://www.youtube.com/watch?v=jOv7RBBQ7X8