Powered by Jasper Roberts - Blog

“Esta União Europeia não tem nada a oferecer aos seus povos”

Zoe Konstantopoulou em Lisboa

Zoe Konstantopoulou esteve esta sexta-feira em Lisboa a participar na sessão internacional “O tempo dos movimentos na Europa”. Saudou o Brexit por voltar a provar, um ano após o referendo grego, que “as pessoas são mais corajosas que a sua liderança”.

A ex-presidente do parlamento grego esteve em Lisboa a convite do Bloco de Esquerda e representou com Eric Toussaint os promotores da iniciativa “Plano B para a Europa”. Reagindo ao resultado do referendo britânico, Zoe Konstantopoulou afirmou que este é “um dia que prova que as pessoas escrevem a história, é um dia que prova que as pessoas são mais corajosas que os seus líderes”.

“É importante notar que em menos de um ano, depois de o povo grego ter dito que não à extorsão dos órgãos europeus e da troika, outro povo, o povo do Reino Unido, disse que não a este tipo de União Europeia. É importante lembrar que a ideia da União Europeia era sobre os povos, agora tornou-se sobre os números, os bancos, as imposições. Este tipo de União Europeia não tem nada a oferecer aos seus povos, e é bom que esteja a começar a ser contestada”, concluiu a antiga deputada que rompeu com o Syriza após o governo grego ter aceite o acordo imposto pelos credores.

Veja aqui o vídeo da intervenção de Zoe Konstantopoulou nesta sessão internacional em Lisboa: