Powered by Jasper Roberts - Blog

Grécia repõe 13º mês às pensões abaixo dos 850 euros

Alexis Tsipras fez declaração sobre o Brexit.

O primeiro-ministro grego anunciou a reposição do 13º mês cortado aos pensionistas e o adiamento da subida do IVA nas ilhas mais afetadas pela crise dos refugiados.


“O compromisso do governo sempre foi o de redistribuir cada euro do excedente aos cidadãos mais pobres. Hoje, mantendo-nos fieis a esse compromisso, decidimos a redistribuição imediata do bom desempenho de 2016 aos pensionistas com rendimentos baixos”, afirmou Alexis Tsipras numa comunicação televisiva.

A medida vai abranger 1.6 milhões de pensionistas que recebem pensões abaixo de 850 euros por mês e vai custar aos cofres públicos 617 milhões de euros, dinheiro retirado do excedente primário orçamental de 2.44 mil milhões de euros obtido em 2016.

Quanto à suspensão do aumento do IVA que resultou das negociações com os credores, Tsipras afirmou que pretende respeitar o acordo. “Com os sacrifícios do povo grego, a Grécia carrega o peso da crise económica e de refugiados na Europa. Chegou a altura da Europa recolher isso”, afirmou o primeiro-ministro da Grécia.

O anúncio da medida surge em pleno debate do Orçamento do Estado para 2017 e a Comissão Europeia já fez saber não ter sido informada acerca dos detalhes desta medida de apoio aos pensionistas mais pobres. Grécia e credores negoceiam ainda os termos da segunda avaliação do memorando, com os direitos laborais no topo da agenda. Bruxelas continua a opor-se à restauração da negociação coletiva dos contratos de trabalho, uma das bandeiras do atual governo.