Alexis Tsipras está reunido este domingo com os seus ministros, na véspera de mais uma reunião do Eurogrupo. Depois de no sábado ter reunido longas horas com Varoufakis, Dragasakis e Tsakalotos, os três ministros com papel ativo em diferentes níveis das negociações com Bruxelas, Tsipras manifestou ao governo a sua confiança de que o Eurogrupo irá confirmar os progressos nas negociações dos últimos dias. “Contudo, a obtenção de qualquer acordo deverá respeitar o mandato popular que recebemos” nas eleições de janeiro, afirmou Tsipras na reunião, segundo fontes do governo citadas na imprensa grega.
A reunião do Eurogrupo antecede o dia do pagamento de 750 milhões ao FMI e o BCE vai tomar decisões sobre as condições de liquidez dos bancos gregos também esta semana, com base no que for declarado pelos ministros das Finanças da zona euro. O ministro alemão Schäuble voltou a acrescentar incerteza à situação grega ao alertar em entrevista ao Frankfurter Allgemeine para o risco de uma eventual “falência súbita” da Grécia.
Também este domingo reunirá a direção política do Syriza para avaliar a situação na véspera da reunião dos ministros das Finanças da zona euro.