O artigo sobre as férias estragadas dos turistas britânicos por causa da chegada de refugiados sírios e afegãos mereceu uma vaga de críticas e uma resposta à altura.
O artigo intitulado “Quantos mais Cós pode aguentar? O sofrimento dos turistas enquanto os refugiados da Síria e Afeganistão em busca de asilo montam um campo de migrantes, tornando a ilha grega num inferno” é acompanhado por depoimentos e fotos de turistas britânicos a passarem junto a refugiados na ilha de Cos.
The Daily Mail: obsessed with migrants "pouring in" through "back doors" since 1938 pic.twitter.com/vvaM5LkoIP
— Damian Mac Con Uladh (@damomac) May 30, 2015
A resposta à altura surgiu na página do site infowar.gr, com uma série de fotos de turistas britânicos embriagados, acompanhadas do título “Britânicos transformam ilha grega num inferno para os refugiados”:
Antidote to Daily Mail poison: Brits turn Greek island into disgusting hellhole for refugees http://t.co/Va32t3J5NY pic.twitter.com/nO93t25DQI
— Damian Mac Con Uladh (@damomac) May 28, 2015
Entretanto, parece não ter fim o drama dos refugiados que fogem à guerra na Síria e no Afeganistão e tentam entrar na Europa em barcos sobrelotados e sem garantias de chegar ao destino. Este fim de semana chegaram muitas centenas à ilha de Cós, a poucos quilómetros da Turquia, como testemunha o fotojornalista da Reuters Yiannis Behrakis:
Afghan immigrants land at a beach on the Greek island of Kos after crossing from Turkey to Greece. pic.twitter.com/pPDZrOXjCa
— Yannis Behrakis (@yannisBehrakis) May 31, 2015