Centenas de refugiados protestaram esta manhã contra o encerramento da fronteira por parte da antiga república jugoslava da Macedónia. A polícia respondeu com gás lacrimogéneo.
A decisão das autoridades da antiga república jugoslava da Macedónia (FYROM) de fechar a fronteira de Idomeni está a provocar uma situação difícil para os refugiados que a cada hora chegam ao principal ponto de saída da Grécia em direção ao norte da Europa.
Boa parte dos refugiados em Idomeni já não tem abrigo para passar a noite, com as instalações de acolhimento a atingirem o máximo da sua capacidade. E todos os dias chegam mais milhares de refugiados a Atenas, que seguem caminho em direção a esta fronteira.
#Idomeni today. 8500 refugees waiting to cross the border. #RefugeeCrisis @dwnews #refugeesGr pic.twitter.com/He9XL9FZUM
— Anja Koch (@anjk) February 29, 2016
Revoltados com o encerramento e temendo ficarem presos na Grécia, os refugiados reagiram bloqueando a linha de comboio e tentando arrancar a vedação da fronteira. A polícia respondeu atirando gás lacrimogéneo diretamente contra os refugiados, entre eles muitas crianças, depois assistidas pelos Médicos Sem Fronteiras no local.
Fence was broken, followed by gas bombs. People are gassed, children are crying, chaos. pic.twitter.com/MCRF4JkNAX
— Monika Kalinowska (@mkalinowskaa) February 29, 2016
UPDATE: The @MSF medical teams in #Idomeni are treating child after child for exposure to tear gas.
— MSF Sea (@MSF_Sea) February 29, 2016
Holy shit they just tear gassed us from Macedonia. Idomeni pic.twitter.com/VPpa0U7OzN
— Philipp Breu (@philippbreu) February 29, 2016
https://twitter.com/mkhalili/status/704270724693934080
A fronteira está a funcionar a conta-gotas, desde que as autoridades de Skopje decidiram limitar as entradas de refugiados a poucas centenas por dia.