Powered by Jasper Roberts - Blog

“Esqueçam o ‘Grexit’ e preparem antes o ‘Brexit’ e o ‘Frexit'”

David Cameron e Marine Le Pen

O eurodeputado do Syriza Dimitris Papadimoulis diz que os referendos prometidos por David Cameron e Marine Le Pen representam um risco maior para a Europa do que a saída da Grécia do euro.

Em declarações à rádio Real FM, citadas pelo diário Avgi, o eurodeputado do Syriza diz que a Europa devia parar de agitar o fantasma do ‘Grexit’ – a saída da Grécia do euro — e começar a enfrentar a possibilidade do ‘Brexit’ – a saída do Reino Unido da União Europeia – que será referendada nos próximos anos pelo governo de Londres, mas também do ‘Frexit’, caso Marine Le Pen vença as próximas presidenciais francesas e cumpra a promessa de referendar a presença francesa na UE nos seis meses seguintes a tomar posse.

Papadimoulis sublinhou também a urgência de terminar as negociações nos próximos dias para fazer face ao problema de liquidez que o país atravessa, sem receber fundos europeus desde agosto do ano passado e a pagar milhares de milhões em juros da dívida. Som com a liquidez assegurada será possível pôr a economia a crescer e assim reduzir o desemprego, defendeu o eurodeputado.