Powered by Jasper Roberts - Blog

Governo fala em “progressos significativos” nas negociações

Gabriel Sakellaridis

Na primeira edição dos briefings bissemanais à imprensa, o porta-voz do governo diz que as negociações em Bruxelas, que retomam esta segunda-feira, estão a ter progressos que podem levar a um acordo mais abrangente para o próximo período no fim de maio ou início de junho.

Gabriel Sakellaridis diz que não há nenhuma divergência entre o primeiro-ministro e o ministro das Finanças sobre a condução das negociações e confirma que será Varoufakis a representar a Grécia na próxima reunião do Eurogrupo a 11 de maio. Varoufakis já o tinha confirmado horas antes no twitter, respondendo aos habiuais rumores acerca do seu afastamento:

“Nós sabemos qual é o mandato que nos deram os eleitores: menos austeridade, mas mantendo o país na zona euro”, afirmou Sakellaridis aos jornalistas. O porta-voz do governo acrescentou que a Grécia só está a pedir o financiamento que está previsto nos acordos de empréstimo assinados. Face ao apertar do garrote financeiro por parte dos credores, Sakellaridis diz que o governo está a fazer tudo o que pode para não ficar colocado ante a escolha de pagar salários e pensões ou pagar aos credores.

“As linhas vermelhas já eram linhas vermelhas em fevereiro e continuarão a sê-lo no futuro”, explicou o porta-voz do governo, garantindo que Atenas já provou que pode chegar a compromissos no quadro do mandato que recebeu das urnas. Os briefings regulares do governo aos jornalistas tinham sido suspensos há quatro anos e regressam agora às segundas e quintas-feiras. A seguir aos briefings das segundas-feiras para a imprensa grega haverá sempre outro destinado aos correspondentes da imprensa internacional.