Powered by Jasper Roberts - Blog

Primeiro festival pela legalização da canábis na Grécia

Deusa Atena planta canábis - Cartaz do primeiro festival pró-legalização em Atenas

Foi este sábado em frente ao parlamento grego: centenas de pessoas juntaram-se na Praça Syntagma para defender a legalização da canábis e a despenalização dos consumidores.

De acordo com o Greek Reporter, a organização da iniciativa apresentada como um “protestival” defendeu que a legalização da canábis é uma boa oportunidade para ajudar a encher os cofres públicos em tempos de necessidade e também para a criação de emprego. Os organizadores estimam que um setor da produção de canábis controlado pelo Estado poderia criar 40 mil empregos e render 2500 milhões de euros por ano.

As reivindicações deste movimento passam pela legalização do cultivo para uso pessoal com fins terapêuticos ou recreativos, mas também pelo modelo uruguaio de criação de clubes sociais de canábis e controlo público da produção.

O Syriza tem uma posição favorável à legalização da canábis e fez-se representar neste festival por elementos do setor de juventude e do departamento de direitos humanos. A iniciativa foi enquadrada na Marcha Global da marijuana, que se realizou na semana passada em centenas de cidades por todo o mundo.