Powered by Jasper Roberts - Blog

Pride LGBT junta milhares, incluindo a líder do Parlamento

Pride em Atenas 2015. Foto Λέγε με Μαρία

O centro de Atenas transformou-se num imenso arco-íris este sábado, com milhares de participantes na marcha e na festa LGBT que se seguiu. Zoe Konstantopoulou esteve no Pride e apelou aos presentes para continuarem a luta até que nenhum direito fique por conquistar. O governo acaba de apresentar a proposta de lei para o reconhecimento das uniões de facto para casais do mesmo sexo, mas a legalização do casamento civil é também uma das bandeiras do Syriza.

É a primeira vez que a primeira figura do parlamento grego participa na principal iniciativa do movimento LGBT grego, que contou também com a participação de dirigentes do Syriza e do To Potami, bem como do presidente da Câmara Giorgios Kaminis e de Rena Dourou, governadora da região de Ática.

O Pride de Atenas teve o apoio público de 13 embaixadas estrangeiras na capital e a intervenção em palco da embaixadora dinamarquesa e do embaixador do Reino Unido, que fez questão de assumir a sua homossexualidade.

Na agenda dos manifestantes está a luta contra a discriminação e a violência, num país onde os ataques homofóbicos e transfóbicos são frequentes. Os direitos por conquistar ainda são muitos e o reconhecimento das uniões de facto para os casais do mesmo sexo é um primeiro passo na luta pela igualdade na Grécia.