Powered by Jasper Roberts - Blog

Aprovada lei da cidadania para segunda geração de imigrantes

Foto Loic Pinseel/Flickr

O parlamento grego aprovou ontem o texto final da lei que garante a cidadania grega aos filhos de imigrantes que tenham nascido na Grécia e frequentem a escola. Após ser promulgada, cerca de 100 mil crianças vão poder tornar-se cidadãos da Grécia.


Até agora, não havia cobertura legal para dar a cidadania grega às crianças nascidas e criadas no país, mas filhos de pais imigrantes. Cerca de 100 mil crianças estão nessa situação e irão poder ter acesso aos direitos garantidos a todos os cidadãos da Grécia.

A proposta do Syriza foi aprovada com os votos do Pasok, Potami, KKE e um deputado dos Gregos Independentes. O parceiro de coligação de governo sempre se opôs a esta medida para retirar do limbo os filhos dos imigrantes e votou contra a proposta, ao lado da Nova Democracia e dos neonazis da Aurora Dourada. No total, este artigo da lei obteve 179 votos a favor e 84 contra.

Para obter a cidadania grega é necessária a permanência legal no país de um dos pais por um período mínimo de cinco anos e que a criança tenha sido inscrita na escolaridade básica e frequente a escola no momento da candidatura a obter a nacionalidade grega.