Powered by Jasper Roberts - Blog

Dijsselbloem confia que os gregos irão escolher mais austeridade no domingo

Jeroen Dijsselbloem. Foto União Europeia ©

O líder do Eurogrupo disse aos deputados holandeses que a questão no referendo grego é saber se os eleitores dirão ‘Sim’ a mais austeridade. E voltou a ameaçar os gregos, dizendo que caso vença o ‘Não’ irão entrar “no desconhecido”.

Jeroen Dijsselbloem, que é ministro das Finanças na Holanda eleito pelos socialistas, disse hoje numa comissão parlamentar que no referendo de domingo os gregos irão dizer se aceitam sofrer mais austeridade com o acordo que os credores lhe propuseram. “Estamos dispostos a ajudar a Grécia (…) se a Grécia, os seus políticos e o seu povo estiverem dispostos a aceitar medidas desagradáveis”, resumiu o líder do Eurogrupo que desde a eleição do governo grego tem sido um dos principais adversários políticos de um acordo.

“Se não quiserem, não existe nenhuma base para um novo programa de ajuda e a questão será a de saber se existe uma base para que a Grécia se mantenha na zona euro”, prosseguiu Dijsselbloem, repetindo as ameaças que nos últimos dias têm sido feitas por outros responsáveis europeus que insistem na receita da austeridade na Grécia.