A semana de manipulação informativa antes do referendo teve alguns dos seus pontos altos (ou baixos…) na estação televisiva Skai, que agora ameaça queixar-se ao Conselho da Europa por “ameaças à liberdade de informar”, na sequência das queixas dos telespetadores e dos inquéritos do sindicato dos jornalistas. Uma das caras da estação é Konstantinos Bogdanos, aqui entrevistado pela tv pública da Suíça dias antes do referendo, e que começa a chorar quando encara a hipótese do ‘Sim’ não vencer.
transcrição da entrevista:
SRF- Konstantinos Bogdanos modera todos os dias, entre as 18 e as 20h, um programa de debate político que tem cerca de 1 milhão de espetadores. Quando lhe pergunto, antes do programa, o que teme com a votação começa a chorar. Afirma ter sido ameaçado no facebook por se ter manifestado favorável às medidas de ajustamento propostas pela Europa.
Bogdanos – Eu vejo tanta raiva e amargura na nossa sociedade. Eu temo que este governo se transforme num regime totalitário, se o Não vencer. Eu tenho pena e sinto vergonha por dizer isto, você não consegue imaginar como eu me sinto.
SRF – Você tem receio pela sua segurança por expressar publicamente a sua opinião?
Bogdanos – Eu nunca pensei que chegássemos a este ponto.
SRF – É mesmo assim tão mau?
Bogdanos – É muito pior do que você pode imaginar.
SRF – O que é que sente quando anda pelas ruas?
Bogdanos – Eu sinto vergonha. Eu trabalhei em Londres e voltei para o meu país. Para reconstruir um país e viver aqui. Eu não preciso de grandes montantes de dinheiro, preciso de crescimento e de instituições que funcionem.