Powered by Jasper Roberts - Blog

O julgamento da Aurora Dourada (livro grátis)

Livro sobre o julgamento da Aurora Dourada

A Fundação Rosa Luxemburgo publicou um livro do jornalista Dimitris Psarras, disponível gratuitamente na net, sobre a atividade da organização neonazi e as razões da demora do sistema judicial em avançar finalmente para a perseguição dos seus crimes.


Após vários anos de ação sangrenta nas ruas, os líderes da Aurora Dourada estão no banco dos réus, acusados de dirigirem e participarem numa organização criminosa. Não foi necessária qualquer lei especial ou intervenção política. Bastou a decisão do Estado de permitir que a lei fosse aplicada e juntar dezenas de investigações em curso sobre os esquadrões de ataque da Aurora Dourada. Os representantes da organização nazi gostam de falar em “conspiração” e “perseguição política”. Negam qualquer relação com o nacional-socialismo e com os membros apanhados a cometer crimes. Os oportunistas do costume estão prontos a apoiá-los, na esperança de obterem ganhos políticos ao virarem a cara aos atos de racismo, violência e crime. Mas as provas contra a organização são tão evidentes que ninguém pode dizer “eu não sabia”.

Escrito pelo jornalista Dimitris Psarras, este documento analisa as razões da longa demora do sistema judicial em travar a Aurora Dourada, a atividade da organização após as eleições de 2012 no parlamento e nas ruas, e a linha de defesa que assumiu em tribunal.

Leia o livro aqui em baixo ou faça o download do pdf aqui.

gd_on_trial_web