Powered by Jasper Roberts - Blog

Tsipras, Merkel e Hollande conversaram durante duas horas

Tsipras, Merkel e Hollande. Foto da Presidência de França

O primeiro-ministro grego esteve reunido com a chanceler alemã e o Presidente francês à margem da cimeira europeia de Riga. A reunião serviu para fazer o ponto da situação político das reuniões técnicas e decorreu num clima “amigável e construtivo”, segundo disse um membro da delegação alemã à agência Reuters.

“A discussão foi muito construtiva e numa ambiente amigável. Espero que consigamos alcançar em breve uma solução viável e sustentável a longo prazo, sem os erros do passado, e que a Grécia regresse brevemente à coesão e ao crescimento. Estou otimista”, declarou Alexis Tsipras à chegada ao segundo dia da cimeira.

Antes da reunião, François Hollande tinha dito que o encontro podia servir para preparar a próxima reunião do Eurogrupo. “Queremos encontrar soluções que pemitam dar confiança e libertar os fundos que estavam previstos”, disse esta quinta-feira à tarde o presidente francês.

No segundo dia desta cimeira europeia dedicada à relação com os países da fronteira oriental, Alexis Tsipras vai encontrar-se  com o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, tendo o aparente impasse nas negociações na agenda da conversa.