Powered by Jasper Roberts - Blog

Única sondagem com vitória do ‘Sim’ desmentida pelo próprio instituto

Media gregos e o referendo

O instituto de sondagens GPO denunciou a publicação de uma sondagem incompleta, que dava a vitória ao ‘Sim’, e anuncia que vai processar os media que a publicaram. Todas as outras sondagens dão a vitória ao ‘Não’ no domingo.

A “sondagem“ publicada por vários media, que supostamente representava uma mudança na opinião dos gregos com vantagem de 4 pontos para o ‘Sim’ era afinal uma série de dados fragmentados que foram publicados sem autorização do instituto responsável pelo estudo.

Em comunicado, o instituto Greek Public Opinion (GPO) diz que “não se responsabiliza pela publicação e irá desenvolver as ações legais necessárias para proteger os seus interesses”.

“A lei permite informar os cidadãos através da publicação de sondagens. Mas isso deve ser feito de forma responsável e documentada e a participação dos institutos de sondagens é obrigatória por lei”, recorda o instituto.

Esta era a única sondagem publicada nos últimos dias a dar a vitória ao ‘Sim’. Apesar dos bancos fechados, as sondagens apontam que os gregos estão dispostos a votar ‘Não’ para reforçar o poder negocial do governo com vista a alcançar um acordo melhor do que está proposto neste referendo.