A segunda volta das eleições para a liderança do maior partido da oposição grega ditaram a derrota do ex-líder Meimarakis, que viu fugir a vantagem de 11% conseguida na primeira volta. O novo líder da direita grega é filho do ex-primeiro-ministro e presidente honorário do partido.
A segunda volta das eleições contou com uma participação de mais de 330 mil militantes da Nova Democracia, que deram a vitória a Kyriakos Mitsotakis por 52.4% contra os 46.7% de Vangelis Meimarakis, o líder interino derrotado nas eleições legislativas de setembro.
#Greece's New Democracy party chooses #Mitsotakis as leader: https://t.co/pp83i1jYs5 pic.twitter.com/HyM1a1HuGh
— POLITICOEurope (@POLITICOEurope) January 11, 2016
A luta interna na Nova Democracia tem dividido o partido nos últimos meses e ficou marcada pela anulação da primeira eleição da primeira volta por problemas informáticos como o voto eletrónico.
Mitsotakis prometeu aos militantes fazer regressar o partido ao poder e unir “todos os que se opõem ao populismo do atual governo incompetente”. O novo líder da direita é filho de Konstantinos Mitsotakis, ex-primeiro-ministro grego e presidente honorário da Nova Democracia.
Kiriakos Mitsotakis tem 47 anos, é formado em Harvard e trabalhou em Londres para o Chase Manhattan Group e para a McKinsey & Company como analista económico nos anos 1990. Continuou depois a sua carreira no setor financeiro grego e foi eleito deputado pela primeira vez em 2004, sendo sempre reeleito desde então. Em junho de 2013 foi chamado para o governo de Samarás, assumindo a pasta da Reforma Administrativa.