O líder dos Gregos Independentes insinuou que o ex-ministro das Finanças tinha interesse no Grexit, pois isso beneficiaria alguns fundos norte-americanos com que Varoufakis teria trabalhado. Na resposta, Varoufakis promete oferecer a sua mota a quem provar que ele alguma vez tenha trabalhado para um fundo financeiro.
As declarações de Panos Kammenos, o polémico ex-ministro da Defesa e líder dos Gregos Independentes, foram feitas na Feira Internacional de Salónica, paragem obrigatória dos políticos em campanha eleitoral. Kammenos lançou a teoria de que as negociações com a troika se prolongaram propositadamente, com o objetivo de haver um desenlace no sentido do Grexit proposto por Schäuble.
“A proposta de Schäuble [Grexit temporário com redução da dívida e pacote de financiamento] traria ganhos para Schäuble e para alguns países do Norte da Europa. Mas, obviamente, também alguns fundos nos Estados Unidos iriam lucrar, fundos para os quais Varoufakis trabalhou no passado”, acusou Panos Kammenos.
A resposta de Varoufakis surgiu no Twitter: “Quem conseguir provar que eu trabalhei por um minuto que seja para um fundo (e não apenas em Nova Iorque), ganha uma Yamaha XJS, de 2010”.
Όποιος αποδείξει ότι έχω δουλέψει έστω για 1'σε fund (κι όχι μόνο στην NY) κερδίζει Yamaha XJS, μοντ. 2010 – αυτήν έχω αυτή προσφέρω ως δώρo
— Yanis Varoufakis (@yanisvaroufakis) September 10, 2015