Powered by Jasper Roberts - Blog

Inquérito ao “Plano B” de Varoufakis arquivado por falta de provas

Varoufakis

O inquérito às declarações do antigo ministro das Finanças sobre a criação de uma moeda paralela através da base de dados dos contribuintes, em caso de rotura com o euro, foi arquivado por falta de provas.


O procurador responsável pela investigação à alegada violação de dados pessoais do fisco não encontrou nenhuma prova de qualquer ilícito no plano descrito pelo ex-ministro das Finanças grego. O arquivamento do inquérito terá de ser confirmado por uma instância judicial superior

O plano revelado por Varoufakis num debate com investidores em julho passava por criar um sistema de pagamentos paralelo a partir da base de dados dos contribuintes para permitir pagamentos e créditos com uma moeda paralela a partir do número de contribuinte de cada cidadão.

Esta revelação escandalizou a oposição, que acusou Varoufakis de ter “hackeado” a base de dados do fisco. O ex-ministro sempre recusou essas acusações e falou da ideia gizada por um grupo restrito de conselheiros como um plano de contingência que teria de contar com a participação de toda a máquina fiscal para ser posto em prática.