Powered by Jasper Roberts - Blog

O “superfundo” das privatizações e a ameaça à água pública

Ação de rua contra a privatização da água

Este curto documentário produzido pela Public Services International fala da nova ameaça da troika e das multinacionais à água pública na Grécia e da resistência que derrotou a última tentativa de privatização em Salónica.


No final de setembro, o parlamento grego aprovou um pacote legislativo para dar cumprimento aos compromissos assinados com os credores. Entre as leis aprovadas está a transferência de propriedade pública para o “superfundo” gerido por gregos e europeus, que tem a tarefa de rentabilizar os recursos públicos, conseguindo receitas destinadas ao pagamento da dívida.

Entre as entidades públicas que ficam sob a alçada deste superfundo estão as duas maiores empresas de abastecimento de água, o que fez regressar o medo de uma eventual privatização, apesar das garantias dadas pelo ministro das Finanças no debate com os deputados de que a água nunca irá ser privatizada. Por outro lado, a anterior tentativa de privatização da água pela Nova Democracia acabou chumbada não só pela oposição popular mas também pelo próprio Conselho de Estado (que tem as competências de um Tribunal Constitucional), que declarou a inconstitucionalidade da medida.