Powered by Jasper Roberts - Blog

Varoufakis: “Hoje ouvi ministros a criticarem os credores”

Ministros das Finanças de Itália, Irlanda e França com Dijsselbloem e Lagarde. Foto União Europeia ©

No fim de mais uma reunião inconclusiva, o ministro das Finanças grego disse aos jornalistas que houve críticas dos ministros do Eurogrupo à proposta dos credores para mudar o documento entregue pela Grécia.

Apesar da oposição inicial de alguns ministros das Finanças presentes, a reunião do Eurogrupo teve de se debruçar sobre as duas propostas em cima da mesa, e não apenas sobre a dos credores. No fim da reunião, Varoufakis explicou que a discussão dos dois documentos vai continuar nos próximos dias.

Segundo o correspondente em Bruxelas do Financial Times, os pontos de discórdia mantêm-se: cortes nas pensões e reforma do IVA.

O Eurogrupo volta a encontrar-se no sábado, mas hoje e amanhã os líderes dos governos irão estar juntos na cimeira do Conselho Europeu. À entrada para a cimeira, Alexis Tsipras afirmou que “a história da Europa está cheia de desacordos, negociações e depois compromissos” e voltou a manifestar confiança em alcançar um acordo que traga benefícios a todas as partes e ponha fim à incerteza sobre o futuro da zona euro.