Powered by Jasper Roberts - Blog

Ex-tesoureiro do PASOK acusado de fraude

Rovertos Spyropoulos, ex-tesoureiro do PASOK

O responsável pelas finanças dos socialistas foi acusado esta quinta-feira pela justiça grega, na sequência de uma investigação às contas do partido, que acumulou dívidas de 140 milhões de euros entre 2004 e 2012.


Rovertos Spyropoulos foi o responsável pelas finanças do PASOK entre 2009 e 2011, quando o partido liderava o governo com Georges Papandreou no lugar de primeiro-ministro. O homem agora acusado por fraude foi depois nomeado responsável pelo fundo da segurança social IKA, de onde saiu em junho do ano passado, alegando razões pessoais.

A investigação às contas do PASOK detetou irregularidades graves uma quantia de 15 milhões de euros em dinheiro guardado nos cofres do partido entre 2007 e 2009, quando estavam no poder.

Outro avo da investigação iniciada em 2012 foi o empréstimo negociado pelo PASOK com o Attica Bank em 2010, no valor de cinco milhões de euros, dando como garantia as subvenções públicas que receberia nos anos seguintes. Mas essa mesma garantia já teria sido dada em empréstimos recebidos de três outros bancos, que somaram uma quantia superior à receita potencial que o partido poderia receber, quando ainda era um dos dois maiores do país.